A Telecabine do Parque das Nações é um Teleférico de movimento unidireccional contínuo com tecnologia monocabo, ou seja, o cabo desloca-se sempre no mesmo sentido a uma velocidade constante, movido por um motor elétrico e o mesmo cabo tem a função de transportar e suportar o peso dos veículos e dos seus passageiros. Os veículos são cabines fechadas (também designadas por Gôndolas) desembraiáveis, ou seja, as cabines estão ligadas ao cabo através de uma pinça que se desengata do cabo quando chega a uma das estações e volta a engatar-se à saída da estação. Esta característica permite uma redução da velocidade das cabines nos terminais independentemente da velocidade no seu percurso para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros.
DADOS TÉCNICOS |
|
Tipo de instalação | Telecabine com sistema de pinça desacoplável |
Fabricante | Doppelmayr |
Concessionário | Telecabine Lisboa, Lda |
Ano de entrada em serviço | 1998 |
Distância do percurso | 1.230 metros (so ida) |
Velocidade máx. | 4 metros / segundos |
Duração da viagem | De 8 a 12 minutos |
N.º de torres intermédias | 9 |
Distância máxima entre torres | 270 m |
N.º de cabinas | 40 |
Capacidade máxima dos veículos | 8 passageiros |
Comprimento do cabo de tração | 2.517,5 mm |
Diâmetro do cabo tractor | 45 mm |
Sistema de tracção | Motor eléctrico de corrente contínua de 314 KW |
Sistema de tracção de emergência | Motor de combustão interna de 96 KW |
O equipamento da Doppelmayr, reconhecida mundialmente como líder em tecnologia e engenharia de teleféricos, oferecem o mais elevado nível de segurança. Quanto à exploração e operação, a Telecabine Lisboa também assegura os mais elevados níveis de segurança. A nossa equipa de operação e manutenção realiza diariamente inspecções e revisões no âmbito do plano de manutenção preventiva e preditiva recomendado pelo fabricante. A cada 3 anos são realizadas auditorias externas efectuadas por empresas autorizadas pelo Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres.